“Cristo nos salva e nos envia” é o tema do Mês Vocacional proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o ano de 2021. O tema surge da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema para o período é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

 

PROGRAMÇÃO

A cada semana, vamos recordar uma das vocações:

– Dia 01: Vocações Sacerdotais

– Dia 08: Vocações Matrimoniais

– Dia 15: Vocações Religiosas

– Dia 22: Vocações Laicais

– Dia 29: Dia Nacional do Catequista

 

O MÊS VOCACIONAL

O Mês Vocacional é celebrado há 40 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Instituído em sua 19ª Assembleia Geral, no ano de 1981, o Mês Vocacional foi escolhido no calendário anual para ser celebrado em agosto, em todo o país, com o objetivo de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional, além de ser um tempo especial de reflexão e oração pelas vocações e ministérios.

 

O CARTAZ

A ilustração busca em traços gráficos, dar visibilidade à necessidade da escuta e do discernimento, para continuar reafirmando e testemunhando a fé por meio de ações que possibilitem o florescimento de todas as vocações; e para a construção de uma cultura vocacional que anime e cultive a semente do chamado, em todos os estágios da vida.

O destaque é Jesus Cristo, que está no centro de nossa vida e missão. Seguindo seu exemplo, somos testemunhas do amor de Deus no mundo e guiados por seu Espírito de comunhão e sinodalidade vocacional. Jesus é o grande animador vocacional, que desperta em nossos corações o dom vocacional oferecido pelo Pai. A ilustração é do Pe. Reinaldo de Sousa Leitão, RCJ.

 

Que o Mês Vocacional 2021 continue a irradiar o compromisso e o zelo da Igreja por todas as vocações!

 

Fonte: A12 e CNBB